5 Arquitetas que você precisa conhecer

Para celebrar o Dia da Mulher, selecionamos 5 arquitetas para mostrar o poder da mulher, elas se destacaram pela excelência de suas obras e diferença que fizeram no ramo da arquitetura. 

1 – Zaha Hadid

“Seu sucesso não será determinado pelo seu sexo ou sua etnia, mas apenas pelo escopo de seus sonhos.”

Nascida no Iraque no dia 31 de outubro de 1950, descrita como a “Rainha da Curva” foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pritzker, em 2004. No dia 31 de março completa-se um ano do falecimento.  

 

Centro Heydar Aliyev em Baku, capital do Azerbaijão 

2- Lina Bo Bardi 

“Bom, para mim, pessoalmente, como arquiteta, arquitetura é estrutura. Quer dizer, a estrutura de um edifício é elevada ao nível da poesia, como parte da estética. Não há nenhuma diferença. Um arquiteto deve projetar a estrutura como projeta arquitetura, no sentido doméstico da palavra.” 

 

Nascida na Itália no dia 5 de dezembro de 1914 e naturalizada brasileira, foi a arquiteta modernista mais importante do século XX no Brasil. 

 

MASP – Museu de Arte de São Paulo, primeiro museu moderno do país. 

3- Marion Mahony Griffin 

Nascida em 1871 nos Estados Unidos. Foi uma das primeiras arquitetas licenciadas do mundo e primeira a trabalhar com Frank Lloyd Wright. 

 

Um dos desenhos de Marion. 

4- Norma Merrick Sklarek 

Primeira afro-americana a possuir um diploma de arquitetura, a primeira a receber uma licença na Califórnia e a primeira mulher afro-americana a ser escolhida como um membro do Instituto Americano de Arquitetos. 

Co-fundou o Sklarek, Siegeland Diamond, que se tornou o maior escritório de arquitetura do país apenas com mulheres. 

5- Elora Hardy 

Ela e seu grupo IBUKU fazem construções sustentáveis com recursos renováveis 

 

Construções em bamboo 

 

Uma homenagem para todas nós, mulheres.  Parabéns!

 

 

Postado por Nathalye Lima

Tenho 20 anos e estou cursando o quarto ano de Arquitetura e Urbanismo. Sou apaixonada por design, projetos, coisas antigas, e por tudo o que a Arquitetura me proporciona. A cada dia tenho mais motivos para me orgulhar dessa profissão tão linda, que um dia terei a honra de carregar comigo. Arquitetura ultrapassa qualquer definição, ela deve ser sentida com o coração.


Facebook Instagram

Comentários