Viagem Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Olá pessoal!

Voltamos para nossa série de viagens, e hoje vamos contar um pouquinho como foi o nosso passeio pela cidade de Porto Alegre, lá no Rio Grande do Sul. Estivemos em Porto Alegre no ano passado, entre os dias 21 a 24 de Julho. Essas viagens são proporcionadas pelo nosso curso e geralmente são feitas durante as férias do meio do ano. É importante dizer que além de irmos para passear e aproveitar as férias fazemos visitas técnicas a diversos locais (pontos turísticos) da cidade, onde aprendemos um pouquinho da história de cada obra.

Escolhemos alguns locais para contar um pouquinho da história que eles carregam, e assim, inspirá-los a visitar essa cidade tão acolhedora.

Estádio Beira Rio

Casa dos colorados, o estádio é conhecido como Gigante da Beira-Rio e pertence ao Internacional. Localiza-se próximo ao lago Guaíba. O estádio passou por uma modernização para atender os requisitos impostos para que pudesse sediar a Copa 2014.

Além de varias modificações internas que garantem maior conforto ao publico o estádio recebeu uma cobertura moderna com estrutura metálica e coberto com uma membrana de material sintético que permite a passagem de luz natural. Essa membrana possui propriedades que facilitam a limpeza, é segura contra o fogo e resistente a agentes corrosivos.

De perto a cobertura é ainda mais fantástica, valeu muito conhecer.

Se você se interessou e quer saber mais sobre a cobertura e as alterações feitas no estádio, segue o link:

http://www.internacional.com.br/conteudo?modulo=1&setor=279&secao=294&subsecao=102

 

Fundação Iberê Camargo

Também localizado as margens do lago Guaíba, abriga as obras do artista brasileiro Iberê Camargo. Projetado por Álvaro Siza, todo em concreto branco, externamente marcado pelos corredores irregulares. Internamente possui um átrio que pode ser visto de todos os corredores, o piso de madeira se contrasta com a imensidão branca, andando pelo corredor podemos observar o lago Guaíba através de pequenos vidros.

Uma arquitetura contemporânea que contrasta com a natureza e provoca sensações únicas ao ser visto de fora ou caminhando pelos seus corredores.

 

Palácio Piratini

Sede do governo estadual do Rio Grande do Sul.

Sua arquitetura é de influência neoclássica. Quem vê de fora sente sua imponência e ao mesmo tempo a delicadeza dos detalhes, quando dentro é puro luxo, uma ampla escadaria de mármore, lustres e pinturas compõe seu interior. 

 

Casa da Cultura Mario Quintana

Prédio histórico onde antigamente abrigava o Hotel Majestic. Foi nomeado com o nome do escritor Mario Quintana por ele ter morado por anos no hotel.

Construído em concreto armado é dividido por uma via publica onde passarelas fazem a conexão do prédio.

Foi tombado em 1990 e transformado em centro cultural.

 

Praça da Alfandega

No centro histórico de POA, tem em seu entorno importantes edifícios históricos, como: antigo Correios, MARGS (antiga alfandega), antiga Sede do Banco da Província, Edifício do Clube do Comércio, antigo Cinema Imperial e Banco Safra.

Arena do Grêmio

É um estádio multiuso, onde além de jogos também acontecem outros eventos.

O tour pelo estádio é bem interessante para conhecer sua historia e todo o estádio, além de ser cheio de surpresas que qualquer torcedor iria adorar, é possível também fazer uma visita ao Museu do Grémio.

Por dentro e por fora é uma imensidão azul em diferentes tons.

Parque Farroupilha (Redenção)

Um lugar lindo e bem movimentado, com muito espaço para caminhar, apreciar a natureza e praticar esportes. O que mais se vê são os porto-alegrenses tomando chimarrão acompanhados da família ou amigos.

Composto por diferentes cenários como lago, espelho d’água, chafariz, Jardim Oriental. Aos domingos o que movimenta o parque é o Brique da Redenção, uma feira com varias barracas de artesanato e alimentos.

 

Porto Alegre é uma cidade carregada de historia e com características marcantes da cultura local. Muito legal ter conhecido pessoalmente e ter visto a arquitetura do histórico ao contemporâneo.

 

 

 

 

 

 

Postado por Samara Varolo

Sou estudante do quarto ano de arquitetura e urbanismo; adoro interiores, gosto de ambientes aconchegantes e que refletem a personalidade do dono; acredito que a arquitetura é uma forma de expressar sentimentos e causar emoções, é mais do que técnica, é arte; amo viajar e ver de perto a historia da arquitetura.


Facebook Instagram

Comentários